O exame de ressonância magnética utiliza radiação?

A ressonância magnética é um exame diferente da radiografia e da tomografia computadorizada, pois não utiliza radiação, e sim um campo magnético e ondas de rádio, que permitem a formação de imagens. Esse método não produz efeitos prejudiciais e permite ao médico radiologista examinar, com precisão, diferentes partes do corpo em diferentes planos e sequências.

Equipamentos de ressonância magnética de alto campo, de baixo campo. Quais são as diferenças?

Há equipamentos com campos magnéticos de diferentes “potências”, que são medidas na unidade Tesla (T). São chamados de baixo campo os de 0,2T e 0,5T e de alto campo os de 1,5T, como o da Ressonance. Naturalmente, as máquinas de alto campo produzem imagens de melhor qualidade que as demais.

Exames de ressonância magnética são sempre demorados?

Não. A duração do exame depende da rapidez do equipamento (que varia dependendo da “potência” do campo magnético), da cooperação do paciente em manter-se imóvel e da escolha do número de séries para o exame.

Todas as pessoas podem fazer exames de ressonância ?

Pacientes com próteses metálicas ortopédicas, a depender de sua localização, podem realizar um exame de ressonância magnética. Existem, entretanto, contra-indicações absolutas para o exame como marca-passos cardíacos. Em caso de dúvida, entre em contato com um dos integrantes da nossa equipe médica para maiores esclarecimentos.

O aparelho utilizado para o exame de Ressonância Magnética é fechado e causa claustrofobia?

Os equipamentos de ressonância magnética são abertos em suas extremidades, sendo que os mais modernos possuem vão maiores. A maioria das pessoas tolera bem o exame. No caso de pacientes que possuem claustrofobia, a orientação adequada antes do início do exame, o conhecimento do equipamento e a presença de um acompanhante costumam ser medidas suficientes para que o exame seja tolerado.

O que é o chamado contraste nos exames de ressonância magnética?

O meio de contraste utilizado é uma substância que possui em sua essência o gadolínio, um elemento que participa do grupo das terras raras. O uso dessa substância permite a contrastação (realce) de partes do organismo, diferenciado-as das demais. O meio de contraste é utilizado por via intravenosa. Cada um dos caso é analisado por médicos, que decidem se há necessidade ou não de utilização de meio de contraste.

Porque é fundamental que eu leve meus exames anteriores?

A análise comparativa dos exames anteriores com o atual permite ao médico radiologista fazer um relatório evolutivo da afecção que motivou o pedido dos exames, auxiliando o seu médico no tratamento. No caso de exames de outros métodos, como ultrassonografia e tomografia, a avaliação conjunta das múltiplas informações pode permitir ao médico radiologista chegar a um diagnóstico mais preciso.

Que roupa devo vestir para realizar um exame de ressonância magnética?

Para conforto e segurança do paciente, a Ressonance fornece roupas adequadas para a realização dos exames. São disponibilizados vestiários nos quais o paciente pode trocar-se e armazenar suas roupas durante o procedimento.

Posso levar um acompanhante comigo?

Caso queria, o paciente pode levar um familiar ou um amigo para acompanhá-lo durante o realização do exame.

Porque é importante fazer jejum para exame de abdômen?

O jejum distende a vesícula biliar, o que é necessário para vê-la com nitidez, permitindo que seja avaliada de forma adequada.

CLÍNICA RESSONANCE - ESPECIALIZADA EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

LAGO SUL - SHIS QI 9/11 Bloco M - Edifício Center Sul - Salas 13, 14 e 15, CEP: 71625-620 - Tel.: (61) 3364-6444 / Fax: (61) 3364-2444

ASA SUL - SEP Sul, 709/909 Sul E.Q Conj. A - Bloco A - Sala 06 - Térreo - Centro Médico Júlio Adnet - CEP: 70390-095 - Tel.: (61) 3551-4004 / Fax: (61) 3551-4002

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO CHEGAR